4 tipos de materiais duráveis na decoração que dão um plus ao ambiente!

Acrílico, fibras sintéticas, polietileno e fibras de poliéster são os coringas entre os tipos de materiais duráveis na decoração. Elegância e variedade de estilos com economia e resistência!

 

Decorar um ambiente é trazer para a casa o que deseja para a vida. E quem não deseja ter um espaço sofisticado e aconchegante com materiais duráveis na decoração, e que ainda sejam funcionais e econômicos?  São sobre eles que iremos falar em detalhes nesse artigo.

O mercado de design de interiores e paisagismo sempre traz novidades sobre as tendências, o uso de materiais duráveis na decoração com apelo sustentável e que oferecem praticidade estão em alta. As opções são inúmeras e os projetos de arquitetura, paisagismo e design de interiores sempre levam em consideração o desejo de cada cliente, que em resumo tem o sonho de deixar a sua casa ou seu escritório charmoso e agradável.

Acrílico, fibra sintética, polietileno e fibra de poliéster são alguns exemplos cada vez mais usados no layout de espaços e trazidos em peças de decoração que renovam ambientes e demonstram sofisticação e bem-estar. Entretanto, além do design das peças é importante conhecer os detalhes de cada material usado nos ambientes para que eles possam atender a sua necessidade com requinte.

 

Tipos de materiais duráveis na decoração

Cada material tem suas particularidades e estilo, antes de comprar algum item de decoração é importante conhecer as características para fazer a escolha certa e qual o estilo que cada material traz para o seu ambiente. Então, vamos lá!

 

Acrílico: versatilidade e leveza na decoração

Este material resistente e que dá um toque de modernidade translúcida na decoração ganhou o coração dos designers pela sua leveza e versatilidade. A vantagem de adquirir formas e cores somada à praticidade de limpeza, conservação e reciclagem tornaram a matéria-prima uma opção econômica e ao mesmo tempo moderna com itens para todos os ambientes da casa.

Móveis, como cadeiras, mesas e aparadores dos mais diversos formatos e cores são encontrados no mercado e fazem parte do know how de criações famosas de designers renomados, como Philippe Starck, Erwine & Estelle Laverne e David Colwell, que encontraram no acrílico opções elegantes e com a versatilidade de serem usadas tanto em áreas internas como externas.

Além disso, a decoração com produtos em acrílico dá um toque clean ao ambiente, sua transparência se assemelha ao vidro, com o diferencial de alta resistência, tanto que a cada dia marca mais presença em objetos como vasos, luminárias, centros de mesa, porta-retratos, inclusive backligths com luzes que dão um toque divertido, jovial e moderno ao décor.

Os utensílios domésticos também caíram na graça dos acrílicos e foram repaginados com um design refinado. A cozinha ganha um ar moderno e retrô com talheres, bowls, copos, taças e saladeiras. A versatilidade dessas peças é um diferencial, visto que elas compõem muito bem em reuniões despojadas no jardim ou em confraternizações elegantes na sala de jantar.

E para manter os objetos arrumados em grande estilo, os organizadores de acrílico são excelentes opções. Maquiagem, revisteiros, caixas e divisórias são produtos econômicos e práticos e dão um plus nos mais variados ambientes.

Vale ressaltar aqui que a composição de uma decoração harmônica com objetos em acrílico deve levar em consideração o estilo que você deseja para seu ambiente. Esses itens trazem ao espaço um aspecto moderno, jovial e, até mesmo, com um toque divertido.

A decoração com objetos em acrílico se concentra nos detalhes, como uma poltrona na sala de estar, ou um aparador na sala de jantar. Em ambientes pequenos esses produtos tendem a deixá-los com aspecto mais espaçoso, graças a sua transparência.

Aproveite a variedade de cores e formas para criar um mix descontraído e ao mesmo tempo elegante. Peças retas e com cores contrastantes se destacam em paredes com tons neutros, deixando um toque alegre no ambiente. Mesclar materiais como peças em metal também cumpre com esse propósito.

Quartos das crianças e adolescentes são ótimos ambientes para trazer uma pitada de jovialidade e descontração com objetos em acrílico, como cadeiras coloridas, organizadores, luminárias e backlights personalizados.

Inspiração de decoração com acrílico

cadeira-de-acrilico

Fonte: Pinterest

 

 

Fibra sintética – o toque rústico com sustentabilidade

As fibras são velhas conhecidas dos designers. Utilizadas na sua versão natural durante muito tempo para compor o décor de ambientes externos, como jardins, decks e varandas gourmet, a evolução para a fibra sintética permitiu novas possibilidades inclusive para trazer charme às áreas internas.

Contudo, você deve estar afirmando: ‘mas a fibra sintética não tem o mesmo visual rústico que as naturais’… pelo contrário, nos dias de hoje esse material pode ser encontrado em diversas cores e tramas que remetem à mesma sensação que as encontradas na natureza, com alguns diferenciais: são muito mais resistentes e fáceis de limpar.

As fibras sintéticas são materiais duráveis na decoração, isso porque seu processo de fabricação garante menor risco de se deformarem ou até mesmo se romperem, já que suportam altas temperaturas (até 70ᵒC), capacidade de peso de até 200 kg/cm² e ainda são impermeáveis.

Isso sem contar que não desbotam ou mancham com a ação do tempo, conferindo ao seu ambiente a sensação de um produto novo, diferente dos itens em vime ou outras matérias-primas encontradas na natureza que se expostas ao sol, chuva, ou até mesmo um simples apoio de copo pode danificar a beleza da peça.

Outro ponto que merece destaque é o benefício sustentável que as fibras sintéticas oferecem ao meio-ambiente, por serem produzidas em polipropileno ou poliamida – materiais que podem ser reciclados sem prejudicar os recursos naturais.

A infinidade de cores e texturas que podem ser encontradas nos itens de decoração com fibras sintéticas é um diferencial e tanto para dar o toque pessoal e charmoso no design.

Móveis ganham um toque moderno com cores vivas e alegres, onde o rústico traz um visual contemporâneo ao espaço. Agora se você prefere o clássico toque praiano ou de uma casa de campo optar pelos tons neutros que imitam com perfeição às fibras naturais é uma opção que sempre está em alta entre os designers e paisagistas.

Objetos de decoração e utensílios domésticos também são encontrados em fibra sintética, vasos, porta-talheres, souplats, cestos organizadores, molduras de quadros e espelhos, entre inúmeros outros trazem um traço despojado e ao mesmo tempo charmoso para o ambiente e confraternizações informais.

A praticidade da limpeza dos móveis e objetos é o plus para quem escolhe esse material. Um pano úmido já é o suficiente para mantê-los com aspecto novo por muito tempo.

 

Inspiração de decoração com fibras sintéticas

Fonte: Mestre Artesão

 

 

móveis com fibra sintética

Fonte: Mestre Artesão

 

banco de fibra sintética

Polietileno – estilo e praticidade

O polietileno é um material termoplástico que têm substituído os pesados vasos de barro na decoração de ambientes. Leves, fáceis de limpar e com a versatilidade de serem encontrados em vários tamanhos e estilos, os modelos são perfeitos para um design elegante e ainda trazem a vitalidade e a energia proporcionadas pelas plantas ao ambiente.

Os vasos de polietileno têm inúmeros benefícios, entre eles podem ser facilmente reciclados, contribuindo assim com a preservação do meio-ambiente. Além disso, sua matéria-prima não acumula fungos, não descasca e pode ser facilmente higienizado com um pano úmido, ou seja, um objeto de decoração resistente e que permanece com aspecto de novo por muitos e muitos anos.

Ao contrário do que muita gente pensa, a saúde das plantas não é comprometida com o uso dos vasos de polietileno, isso porque ele não solta tinta e não acumula fungos.

A leveza desses objetos também é peculiar, diferente dos vasos de barro que por serem pesados acabam sendo difíceis de transportar, os itens em polietileno podem ser modificados de lugar com facilidade, ou seja, sem investir muito é possível renovar o ambiente apenas substituindo um vaso de um lugar por outro que você já tenha, criando um décor renovado em poucos minutos.

A variedade de cores, formatos e tamanhos torna os vasos de polietileno um item coringa na decoração de áreas internas e externas. Eles vão dos lavabos aos jardins compondo com mestria o design de pequenos e grandes espaços.

 

Inspiração com vasos de polietileno

vaso de polietileno

Fonte: Pinterest

vaso de polietileno

Fonte: Pinterest

 

Fibras de poliéster – durabilidade em forma de tecido

O poliéster nada mais é que um tecido sintético. E por ter essa característica a durabilidade é muito maior do que os tecidos em fibras naturais, como o algodão, por exemplo. E essa característica faz toda a diferença quando usado na decoração de ambientes e vamos mostrar para você o porquê?

 

Você sabia que papéis de parede feitos com fibras de poliéster tem durabilidade de até 10 anos? Apesar de o nome ser “papel”, os produtos feitos com esse tecido são muito mais resistentes e dificilmente rasgam.

Além disso, a manutenção dos papéis de parede em poliéster é fácil e rápida, apenas um pano úmido é o suficiente.

Outros itens de design também entram no know how do tecido em poliéster. Almofadas e tapetes estão entre os mais utilizados. O sortimento de cores e estampas permite que você ou o designer de interiores repagine o ambiente com pequenos detalhes que fazem toda a diferença no resultado do layout.

 

Inspiração com fibras de poliéster

 

tipos de materiais duráveis na decoração

Solte a imaginação

Decorar um ambiente é uma terapia. Todo mundo deseja ter o espaço com o seu estilo, que traga conforto, aconchego e energia positiva. Aqui, nesse artigo trouxemos detalhes de alguns materiais duráveis na decoração que sempre estão em alta e são muito usados por arquitetos, designers e paisagistas.

Inspire-se! E aproveite para nos deixar um comentário sobre esse artigo. Nos fale que assunto você gostaria de ver por aqui! Será um prazer trazer para você o que há de tendência no mundo que tanto amamos, o da decoração!

O post 4 tipos de materiais duráveis na decoração que dão um plus ao ambiente! apareceu primeiro em Blog Capullo.

Deixe um comentário