Combinação de cores na decoração para um ambiente harmonizado

Com tantas opções no mercado, escolher uma combinação de cores na decoração nem sempre é fácil, mas com essas dicas seu espaço terá estilo e personalidade.

Escolher uma combinação de cores na decoração é uma das premissas na hora de criar um ambiente harmônico e que traga um toque de sua personalidade. O mercado de design de interiores é vasto e as oportunidades são infinitas, o que muitas vezes geram dúvidas na hora de escolher os tons dos objetos e das paredes para repaginar sua decoração com estilo e sofisticação.

Apesar de existirem diversas técnicas para usar na combinação de cores na decoração o mais importante é ter em mente que os tons estão muito ligados às nossas emoções. Independente do mix que você escolher o que vale é a sensação que ele irá te proporcionar: bem-estar em primeiro lugar.

Mas vamos aproveitar esse artigo e te dar algumas dicas que vão ajudar a escolher uma combinação que mais te agrade e deixe o design do seu espaço com a sua cara.

O Círculo Cromático para uma combinação de núcleos na decoração

círculo cromático

 

O Círculo Cromático é uma técnica utilizada em muitas áreas para uma combinação de núcleos, como moda, beleza e, é claro, na decoração. Ele é dividido em 12 fatias com os tons segmentados em 3 núcleos primários, 3 secundárias e 6 terciárias.

O Círculo Cromático é uma ferramenta muito útil na hora de ornar como núcleos sem erro. Vale a dica de até salvá-lo no seu celular para servir de guia na hora de comprar algum item para o decór do seu espaço.

Como usar o círculo cromático

como usar o círculo cromático

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/psicologia-das-cores/

Dentre as diversas técnicas de uso do círculo cromático, a imagem acima representa as formas mais utilizadas, inclusive as opções de tom sobre tom, seja para criar um ambiente moderno e despojado com cores mais quentes e vibrantes ou seguindo o estilo mais clássico e clean com nuances mais neutras e delicadas.

Cores complementares

Elas são núcleos que estão em posição oposta uma a outra. Sua combinação valoriza um ambiente onde o contraste é predominante deixando o ambiente com um toque mais despojado e alegre.

Inspiração de ambientes com núcleos complementares
decoração com núcleos complementares

Fonte Pinterest

Cores Análogas

Se você deseja um lugar sem contrastes muito fortes, mas ainda com um toque colorido, o ideal é usar essa técnica. Isso porque a combinação de duas ou três núcleos sempre vai trazer uma cor em comum, formando uma composição mais leve, com um efeito degradê.

Inspiração de ambientes com núcleos análogas
decoração com cores análogas

Fonte Pinterest

Tríade

Como o próprio nome diz ela forma um triângulo de 60ᵒ, ou seja, escolhe-se uma cor e pula 3, fazendo uma composição de 3 toneladas diferentes do círculo. Essas empresas são perfeitas para quem aprecia áreas modernas e contemporâneas com núcleos bem contrastantes, mas que não perdem a harmonia.

Inspiração de ambientes cores tríade
decoração com cores tríade

Fonte Pinterest

Semi-complementar

Aqui ela é uma combinação de dois núcleos complementar e mais um tom. Esse mix ainda deixa o decór com uma dose contrastante, porém com menos intensidade.

Inspiração em ambientes núcleos semi-complementares
decoração com núcleos semicomplemantares

Fonte Pinterest

Tetraédricas ou Retangular 

Essa é uma composição de quatro núcleos (1 primária, 2 complementar e 1 que destaca das demais). Apesar do mix diferenciado, no ambiente ele oferece uma combinação colorida e moderna.

Inspiração ambientes Tetraédricas
decoração com núcleos tetraédricas

Fonte Pinterest

Quadrado 

Seguindo uma mesma premissa da técnica acima, o quadrado traz uma combinação de 4 núcleos, sendo divididos de 3 em 3 sem círculo, mantendo sempre a mesma distância. O efeito é uma decoração policromática e divertida, onde prevalece a vivacidade.

Inspiração em ambientes cores Quadrado
inspiração com núcleos quadrado

Fonte: Homestock

 

Monocromático 

Além das técnicas do círculo cromático que trouxemos, você também pode usar uma monocromia para repaginar seu ambiente. Uma combinação de diversos tons de uma mesma cor tem a versatilidade de deixar uma decoração mais limpo e clássico – como paredes e objetos em tons que variam do branco ao chumbo – ou mais moderna e vibrante com tons mais quentes como o vermelho, laranja e amarelo , por exemplo.

Além disso, usando cores monocromáticas você pode repaginar seu ambiente com pequenos detalhes, como objetos decorativos contrastantes e dar um toque diferenciado e de personalidade ao sua decoração.

Inspiração de ambientes monocromáticos
decoração com núcleos monocromáticas

Fonte: Pinterest

 

decoração com núcleos monocromáticas

 

 

O post Combinação de cores na decoração para um ambiente harmonizado apareceu primeiro em Blog Capullo.

Deixe um comentário