Decoração e Feng Shui: a técnica de harmonização chinesa nos ambientes

A técnica milenar traz energia e equilíbrio para qualquer espaço. Saiba como aplicar a decoração e o Feng Shui no seu ambiente.

Ao contrário do que muita gente imagina, a técnica milenar chinesa usada para equilibrar a energia de um ambiente não tem relação alguma com crenças religiosas.  Decoração e Feng Shui estão intimamente ligados, isso porque entre as características que envolvem o uso da técnica está o uso de cores, objetos e formas no design de interiores que colaboram para favorecer um espaço energeticamente e atrair vibrações positivas em todos os aspectos da vida.

Mas antes de abordarmos sobre como aplicar o Feng Shui na decoração vamos falar um pouco sobre do que se trata essa técnica.

O que é o Feng Shui?  

O Feng Shui é uma ciência milenar que nasceu na China há mais de 4 mil anos e tinha como princípios observar os efeitos da natureza, principalmente na escolha dos locais para plantação e moradia.

Com o passar do tempo, essas técnicas passaram de geração para geração, foram aprimoradas pelos sábios chineses e tomou diferentes caminhos de acordo com a cultura de cada região, dando origem assim a diferentes escolas e linhas de pensamento, como a Escola da Forma, Escola do Chapéu Negro e a Escola da Bússola.

O que é importante saber, independente da linha de escola escolhida, é que a decoração e Feng Shui andam de mãos dadas. O principal objetivo é harmonizar energeticamente o ambiente com objetos e móveis nas 8 vertentes da vida, simbolizadas e aplicadas pelo Baguá (Ba Gua, ou Pa kua), a principal ferramenta usada para saber qual canto do seu ambiente representa uma área da sua vida.

bagua feng shui

Fonte Pinterest

Mas o que é o Baguá e como aplicar?

O Baguá é a ferramenta que os especialistas em Feng Shui usam para definir como deve ser feita a harmonização do seu ambiente. Ele é dividido em 8 partes iguais que compõem os aspectos da vida, com cores e elementos específicos que devem ser usados em cada local. Vamos falar mais um pouquinho sobre cada uma dessas áreas no decorrer do artigo.

A harmonização energética do Feng Shui com o Baguá pode ser feita em um cômodo, casa, apartamento ou escritório. Claro, que para fazer um estudo aprofundado de todo o seu espaço, inclusive identificando os pontos de fuga de energia que precisam de “cura”, o ideal é contar com um profissional especializado em Feng Shui: muitos arquitetos, designer de interiores e paisagistas possuem em seu know how a aplicação dessa cultura milenar.

De qualquer forma, você também pode utilizar o Baguá para melhorar a energia do seu ambiente e, de quebra, ter a decoração e Feng Shui alinhados com objetos e cores que dão um plus no layout da área escolhida e ainda traz harmonia e bem-estar.

Para isso, posicione o Baguá com a área do Trabalho na porta de entrada do local que deseja harmonizar. Se for uma casa com duas entradas, escolha a que você mais utiliza. A partir daí, você conseguirá visualizar qual canto corresponde à área e começar a aplicar as técnicas de decoração e Feng Shui.

Áreas do Baguá – dicas de decoração e Feng Shui

Agora que você conhece um pouquinho sobre a arte milenar chinesa de harmonização do ambiente, vamos abordar cada uma das 8 áreas do Baguá com dicas e inspirações de como decorar com estilo e sofisticação.

  • Trabalho

Elemento: Água
Trigrama: Água

Forma: Sinuosa
Cor: Preto ou Azul Marinho

Como o próprio nome diz, o canto do Trabalho está relacionado à carreira e projeções profissionais. Ele é localizado na porta de entrada do ambiente que, de acordo com o Fengu Shui, é por onde a energia entra, inclusive as oportunidades, fazendo o elo entre o mundo interno e mundo externo.

Dicas de decoração: use objetos com formas irregulares e assimétricas com as cores correspondentes. Fotos que correspondam a sua profissão também são bem-vindas nesse cantinho. Uma dica extra: vasos com água ou terra posicionados do lado esquerdo da porta de entrada também ajudam a canalizar e evitar a energia negativa, ainda mais com plantas que cumpram esse propósito, como o Bambu, a Espada de São Jorge ou Comigo Ninguém Pode, por exemplo.

 

decoração feng shui trabalho

Fonte Pinterest

  • Espiritualidade ou Sabedoria

Elemento: Terra pequena
Trigrama: Montanha
Forma: Quadrada
Cor: Azul

Uma das áreas mais importantes na cultura oriental é relacionada ao autoconhecimento. Esse canto do seu ambiente é ligado à fé e ao equilíbrio entre a mente, corpo e espírito que, em sintonia, nos permite tomar decisões mais acertadas em todos os aspectos da vida.

Dicas de decoração: esse é o espaço perfeito para colocar objetos que remetem ao conhecimento e à fé, como livros e revistas. Além disso, símbolos espirituais e altares com referências ao que você acredita também são bem-vindos para ativar a energia. Objetos de cerâmica, porcelana e argila são boas opções, pois interagem com perfeição com o elemento Terra.

 

decoração feng shui sabedoria

  • Família e Saúde Emocional

Elemento: Madeira
Trigrama: Trovão
Forma: Retangular
Cor: Verde

O cantinho que representa a família e os antepassados também está relacionado à saúde emocional. Nossos ancestrais são a base de quem somos e toda essa energia circula em nosso ambiente e afeta nossa saúde emocional.

Dicas de decoração: aqui você pode dispor objetos que remetem à sua família, como fotos, lembranças e itens de herança.

Um painel de fotos familiares e objetos de madeira são bem-vindos nesse espaço tão especial.

 

decoração feng shui familia

Fonte Pinterest

  • Riqueza e Prosperidade

Elemento: Madeira Pequena
Trigrama: Vento
Forma: Oval
Cor: Roxo, Púrpura

Essa é a área relacionada a tudo que é próspero na sua vida. Apesar de a fortuna ser a palavra-chave desse cantinho, não refere-se apenas ao dinheiro propriamente dito, mas sim a abundância em todos os setores da vida. Para alcançar a prosperidade é preciso agradecer pelo que já se tem para que possa atrair novos objetivos. Fortuna é boa sorte, prosperar, crescer e se desenvolver, portanto esse espaço é fundamental para atrair oportunidades e energia positiva.

Dicas de decoração: objetos em madeira e em formato oval são boas opções para esse cantinho. Aqui, guardar itens de valor monetário ou de grande valor emocional também atrai novas energias.

decoração feng shui prosperidade

Fonte Pinterest

  • Sucesso

Elemento: Fogo
Trigrama: Fogo
Forma: Triangular
Cor: Vermelho

O sucesso está muito relacionado com a forma como os outros nos veem. Sendo assim, essa é uma área referente à nossa reputação. Claro que de nada adianta ativar esse local no nosso ambiente se não tivermos a ciência que temos que praticar o bem, ter empatia e o caráter. Mas cuidar desse espaço é importante para equilibrar a nossa energia com a do mundo e com a das pessoas que nos rodeiam.

Dicas de decoração: imagens de animais, couro e peles (mesmo que sintéticos) interagem muito bem com a energia desse espaço. Além disso, objetos em forma de triângulo que refletem luz, como abujeres, ou espelhos também são recomendados.

decoração feng shui sucesso

Fonte Pinterest

  • Relacionamento

Elemento: Terra
Trigrama: Terra
Forma: Quadrada
Cor: Rosa, Branco e Vermelho

Esse espaço é destinado à harmonia dos relacionamentos amorosos. Claro, que o amor para trazer felicidade tem que ser sincero. Entretanto, ativar esse cantinho com objetos que melhoram essa energia colabora para a solução de conflitos.

Dicas de decoração: um relacionamento é sempre a dois. Portanto, sempre que for decorar esse espaço procure usar objetos em pares, como dois vasos, por exemplo. Além disso, fotos do casamento, ou com seu namorado(a), também são perfeitas para esse cantinho. Objetos que tenham desenhos de flores e borboletas também são ótimos.

decoração feng shui relacionamentos

Fonte Pinterest

  • Criatividade e Filhos

Elemento: Metal
Trigrama: Lago
Forma: Redonda
Cor: Branco e Pastel

Esse espaço é ligado ao futuro, ou seja, a energia criativa que você usa para criar novos projetos e concluir os objetivos, com alegria e inspiração. Também é relacionado aos filhos, afinal eles representam o futuro do mundo.

Dicas de decoração: porta-retratos com as fotos dos filhos ou caso queira engravidar usar imagens de crianças ou referentes à infância também é muito positivo. Peças que representam a criatividade são bem-vindas, como um quebra-cabeça, ou um quadro de avisos em branco. Produtos feitos à mão também ativam a energia desse espaço, pois simbolizam a arte e a criatividade.

decoração feng shui criatividade

Fonte Pinterest

  • Amigos e Viagens

Elemento: Metal
Trigrama: Céu
Forma: Redonda
Cor: Branco, Preto e Cinza

Amigos são sempre bons para trazer alegria para a vida. Eles são as pessoas escolhidas para nos ajudar nos momentos difíceis e compartilhar os momentos bons. Esse espaço também é dedicado às viagens, ou seja, se deseja realizar aquele passeio dos sonhos, cuide muito bem desse área.

Dicas de decoração: um painel de fotos com seus amigos é uma sugestão incrível para esse espaço. Além disso, você pode usar objetos que representem a amizade, ou o lugar da sua viagem dos sonhos.

Dispor amuletos que trazem boa sorte também caem muito bem aqui, como figas, olho grego, ferradura, entre outros.

decoração feng shui amigos

Fonte Pinterest

  • Centro – Equilíbrio e Saúde Física

Elemento: Terra
Trigrama: Ch’i
Forma: Quadrada
Cor: Amarelo

O Baguá é dividido em 8 partes, mas o centro é a conexão de todas as energias. Ele representa o equilíbrio e a saúde física das pessoas que ali vivem.

Dicas de decoração: tudo que remete à natureza é perfeito para esse espaço: quadros, vasos, plantas são sempre bem-vindos. Além disso, pedras e cristais também ativam a energia desse ambiente.

decoração feng shui centro

Fonte Pinterest

Dica extra de decoração e Feng Shui

Usar objetos com as cores, formas e elementos de cada área representada pelo Baguá é uma forma de ativar a energia daquele cantinho. Caso tenha dúvidas sobre como fazer uma combinação de cores na decoração que fique harmônica, traduza seu estilo e transmita bem-estar, uma dica é usar o Círculo Cromático e suas vertentes. Já falamos sobre ele aqui. Para saber mais, basta clicar no link abaixo.

Combinação de cores na decoração para um ambiente harmonizado

 

O post Decoração e Feng Shui: a técnica de harmonização chinesa nos ambientes apareceu primeiro em Blog Capullo.

Deixe um comentário