Como usar espelhos na decoração

Espelhos na decoração são verdadeiros coringas que trazem funcionalidade, beleza e muito estilo ao ambiente. Saiba como usá-los para dar um plus no seu espaço.

Não tem como negar que ele é um dos acessórios mais amados pelos arquitetos e designer de interiores. Os espelhos na decoração além de oferecer charme, estilo e sofisticação, ainda são aliados na hora de ampliar ambientes pequenos com requinte e delicadeza.

Versáteis, os espelhos combinam com todos os cômodos, isso porque a variedade de modelos, tamanhos, formas e texturas tornam o item um verdadeiro coringa no decór.

Apesar de todas as vantagens ao usar espelhos na decoração é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher os melhores modelos e, principalmente, o local onde serão dispostos, visto que é importante analisar detalhes, como reflexos e luminosidade. Imagine colocar um espelho em frente a uma porta ou janela que irradia a luz solar diretamente no objeto? O resultado será um tanto quanto incômodo para as pessoas que circulam pelo ambiente.

Sendo assim, preparamos esse artigo para te dar dicas de como usar, sem erros, espelhos na decoração, e ainda definir as melhores peças para compor o decór do seu espaço de acordo com seu desejo e necessidade.

Dicas para usar os espelhos na decoração sem erro

Molduras e texturas – A variedade de opções de espelhos no mercado torna o item um verdadeiro coringa para trazer personalidade e estilo a qualquer ambiente. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que ele seja um plus e não sobrecarregue o layout com muita informação. Para tanto, avalie requisitos, como funcionalidade, estilo escolhido e detalhes que deseja transmitir, por exemplo: espelhos com molduras em cores contrastantes ou texturas mais robustas com relação às demais peças irão chamar mais atenção. Leia nosso artigo sobre como combinar as cores na decoração e solte a criatividade.

 

espelho na decoração

Fonte: @alma.arqdesign

Amplitude do espaço – pequenos espaços podem parecer maiores com o uso de espelhos, principalmente com modelos grandes. Contudo, é preciso alguns cuidados ao escolher o que o objeto irá refletir, pois ele irá valorizar outros adornos decorativos, ou seja irá criar um ponto focal. Sendo assim, para tornar a decoração harmônica, preste atenção nesse detalhe e escolha itens que valorizem a reprodução.

Uma boa dica de uso de espelhos grandes para dar a sensação de amplitude é a disposição em sala de jantar, sala de estar ou corredores (para dar profundidade). Além disso, evite posicionar espelhos um na frente do outro, porque pode criar uma atmosfera confusa de reflexos.

espelho na decoração

Fonte: @alma.arqdesign

 

espelho amplitude de ambiente

Fonte: @alma.arqdesign

 

Espelhos e iluminação – Outro efeito positivo do uso de espelhos no design é a possibilidade de acrescentar iluminação ao ambiente. Nesse caso, o único cuidado a se ter é com o reflexo excessivo de luz, por exemplo: evitar que o espelho reflita a luz direta do sol é importante. Contudo, se ele refletir a iluminação de um abajour ou de lustres irá enfatizar o tipo de luminosidade que aquele espaço oferece, seja mais quente ou aconchegante, ou mais claro e energético.

espelho na sala de jantar

Peça decorativa – O espelho não precisa ter necessariamente uma funcionalidade, ele pode apenas criar uma decoração diferenciada e estilosa. Uma boa dica é usar fragmentos da peça, cortadas em diferentes formatos e posicionados horizontalmente, verticalmente ou inclinado, para compor o décor com um toque contemporâneo e diferenciado. Dessa forma, você cria uma sensação de movimento ao ambiente além de dar um toque de personalidade.

Outra opção com esse objetivo é compor o layout fazendo um mix do espelho com outras peças, como quadros, porta-retratos etc.

espelho decorativo

Fonte: @alma.arqdesign

Espelho e energia – Para os que acreditam nos poderes energéticos do espelho no ambiente. Usá-los como forma de aumentar a energia positiva e repelir a negatividade. A aplicação do Feng Shui na decoração é uma boa dica para aprender mais sobre o assunto e definir onde é a melhor posição para seu espelho, qual formato e cores utilizar para aquele espaço especial. Afinal, não custa nada deixar o ambiente lindo, aconchegante e harmonioso energeticamente.

espelho no banheiro

Fonte: @alma.arqdesign

A versatilidade do uso de espelhos na decoração, sem dúvida, é o grande diferencial desse adorno para compor o layout. Isso porque ele se adapta a qualquer tipo de ambiente, do banheiro ao hall de entrada. O importante é que ele orne com harmonia no seu espaço e crie uma atmosfera de bem-estar e conforto seja para sua casa ou para seu escritório.

 

O post Como usar espelhos na decoração apareceu primeiro em Blog Capullo.

Deixe um comentário